É cada vez mais comum nos dias atuais, a cobrança de dívidas não contratadas. Isso geralmente ocorre através de fraudes praticadas por empresas que acabam criando dívidas inexistentes para os consumidores lesados.
A pessoa acaba descobrindo que foi contratada uma dívida em seu nome, em seu benefício previdenciário, pensão ou salário, com o desconto direto em folha de pagamento ou por meio de débito em conta.
Nesse tipo de caso aplica-se o Código de Defesa do Consumidor. Para que o consumidor possa satisfazer plenamente suas necessidades frente às diversas formas de contratos firmados no dia a dia, torna-se fundamental que seja observado pelos diversos prestadores de produtos e serviços o direito à informação, correta e clara, que dá condições para ser exercido o direito de escolha.
E nesse passo, é muito relevante a questão da informação, na medida em que todo produto ou serviço deve ser amplamente definido com seus prós e contras, a fim de que o consumidor forme adequado discernimento, podendo exercer o seu direito de escolha, bem como demonstrar a boa-fé na contratação, outro princípio que rege as relações consumeristas.
Mas se o empréstimo não foi contratado, o que devo fazer?
1) a anulação de toda a dívida;
2) a devolução em dobro de todos os valores cobrados, corrigidos e com juros;
3) indenização por danos morais.
Confira no vídeo abaixo o que fazer nesses casos.
QUEM COSTUMA SER VÍTIMA DESSAS FRAUDES?
APOSENTADOS
PENSIONISTAS
BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO DO INSS OU DE OUTROS ÓRGÃOS
TRABALHADORES COM CARTEIRA ASSINADA
COMO É O PROCEDIMENTO DA FRAUDE?
DEPÓSITO NÃO IDENTIFICADO NA CONTA BANCÁRIA
MENSAGENS ENVIADAS POR FALSOS FUNCIONÁRIOS DO INSS
ENVIO DE DOCUMENTOS POR WHATSAPP OU E-MAIL
FALSIFICAÇÃO DE ASSINATURAS
O ESCRITÓRIO
O escritório Andrade & Eeden Advogados atende consumidores de modo consultivo e de forma contenciosa, com o objetivo de solucionar conflitos extrajudiciais ou judiciais, garantindo sempre a melhor solução jurídica para o caso que foi apresentado pelo cliente.
Nosso diferencial é o atendimento personalizado, de modo a propiciar uma experiência única para cada cliente. Trabalhamos de modo para resolver o seu problema.
Nossa missão é prestar assistência jurídica diferenciada, por meio do nosso quadro diversificado e qualificado de profissionais. A satisfação do cliente é a nossa marca.
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DÚVIDAS FREQUENTES
1. O escritório tem sede em Porto Alegre, RS, então só atende na capital?
Não, apesar de nossa sede ser Porto Alegre, RS, atendemos todo o Brasil.
2. É possível contratar o escritório Andrade e Eeden através da internet?
Sim, é cada vez mais frequente essa modalidade de contratação. Além de ser mais cômodo para os envolvidos, possibilita a aproximação do nosso escritório com clientes de todo o Brasil.
3. Como funciona a consulta?
A consulta poderá ser realizada presencialmente em nossa sede ou online. No caso de consulta online, recomendamos a utilização da plataforma Skype, Google Meets, ou Zoom, mas também utilizamos frequentemente chamadas em vídeo do WhatsApp.
4. Fiquei interessado, como devo proceder?
O primeiro passo é o agendamento de uma reunião com a equipe de advogados, na qual será realizada a análise detalhada do caso apresentado. Após, sendo o caso do ajuizamento de um processo judicial, será combinada a estratégia previamente e deverão ser reunidos documentos.
5. Qual o tempo de tramitação do processo??
O tempo de duração do processo costuma variar entre 1 e 2 anos, podendo ser menor no caso de acordo entre as partes ou de acordo com a quantidade de recursos.